Café Científico Salvador discute os fenômenos de massa

O Café Científico Salvador, a ser realizado no dia 18 de julho, às 18h, no auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris), propõe uma reflexão sobre os fenômenos de massa. O convidado do evento, Profº Ordep Trindade Serra, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH-UFBA), debaterá tais fenômenos com foco especial nos megaeventos, a partir de uma perspectiva científica.

O convidado trará uma reflexão de caráter sociológico dos megaeventos, com foco na Copa do Mundo FIFA de 2014, realizada no Brasil, e também fará breve referência às Olimpíadas com destaque para as de 2016, a ser realizada no Rio de Janeiro.

De acordo com Serra, a problemática dos megaeventos continua a atrair a atenção de sociólogos, economistas e politólogos, entre outros, por seu efeito concentrador de renda e seu papel indutor na privatização de espaços públicos, seu impacto urbanístico e suas ressonâncias políticas no seio dos Estados que os sediam.  “Megaeventos se relacionam com estratégias político-econômicas que se articulam no “espaço de fluxos” (Castells) com o protagonismo de agências capazes de atuação transnacional e produzir efeitos “glocais”, com grandes impactos nos ambientes que lhes servem de cenário”, completa Serra.

A discussão sobre os fenômenos de massa terão como ponto de partida as teses de G. Harvey, Bauman e N. Klein para examinar a adequação do modelo dos megaeventos à estratégia neoliberal. O Profº Ordep fará também uma breve recapitulação de algumas das principais análises das “jornadas de junho” de 2013 e das discussões ainda correntes sobre o chamado “legado da Copa”.

Café Científico Salvador

Coordenador pelo professor Charbel Niño El-Hani, o Café Científico possui três ramos. O Café Científico UFBA é trimestral e traz pesquisadores renomados em sua área para falar com o público universitário e a sociedade sobre temas relevantes na atualidade que demandam uma compreensão e um conhecimento científico. O Café Científico Salvador possui uma periodicidade mensal e acontece sempre no Auditório da Biblioteca Central dos Barris, trazendo pesquisadores de universidades e centros de pesquisa do estado da Bahia para falar para o público em geral, principal foco do evento, ainda que possua também participação do público acadêmico. Finalmente, o Café Científico Acta consiste numa série especial de cafés que ocorre durante a Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (ACTA) da UFBA com pesquisadores da própria universidade, focando no público acadêmico.

CAFÉ CIENTÍFICO SALVADOR

Data: 18 de julho/ 2014

Local: Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia

Endereço: Rua General Labatut, 27 - Barris (Salvador-BA)