CineFacom exibe filmes de estudantes da UFBA nesta terça 13/05

O projeto CineFacom - Mostra Audiovisual dos Estudantes da UFBA  exibe oito filmes de estudantes nesta quarta-feira (13/05), às 17h, no auditório da Faculdade de Comunicação (Facom/UFBA).

Com duração de no máximo 30min, os filmes são de estudantes de diferentes cursos da UFBA, escolhidos a partir de uma seleção composta por professores de cinema. O público contará com produções dos mais variados gêneros, uma mistura de modos e estilos audiovisuais.

Confira os filmes selecionados:

State of Mind | Rodrigo Araújo | 11´52´´

Um dos pioneiros da pichação na Bahia no final dos anos 70, criador do lendário Faustino, poeta, artista plástico e iconoclasta irrecuperável, Miguel Cordeiro reclama uma Bahia que não se deixa se despolitizar, apesar de tudo.

Caixa Mágica | Andréia Oliveira | 4´07´´

Corpos pedras tecidos tentáculos ventosas que transferem a consciência para um outro universo. Uma caixa que amplia os sentidos. Percepções mágicas.

Zonas Tórridas | Andréia Oliveira | 3´30´´

Confluência entre fotografia, videoarte e performance. Explorando texturas, corpos ambientes poetizam as paisagens.

Paradoxo, Travessia e Fruição | Berg Kardy | 5´15´´

A inspiração para criação do vídeoarte surgiu durante o XVII ENEARTE (Encontro Nacional de Estudantes de Arte. Vitória, outubro de 2013). O encontro teve como tema: paradoxo, travessia e fruição. Refletindo sobre essas palavras chave, a Liga do Corpo (Grupo de Dança) sai pelas ruas da cidade de Vila Velha (ES), constroem um laboratório de intervenções performativas a céu aberto, e levam a razão para as raias da loucura. A edição foi feita pensando nas vivências dos intérpretes-criadores num território a ser desbravado no período de dez dias. Deslocamento, encontros, festas, luzes e cores... Vila Velha era o paraíso paradoxal, a travessia estava no interior de cada artista, e a fruição? Nossa sincronia.

Experiência Bicuriosx | Fábio Santos | 1´56´´

O vídeo experiência bicuriosx é resultado de uma ação performática imersa em ambiente interativo em tempo real. Surgem imagens sépias e rx de corpos em movimento. Cores com realces extravagantes que desvelam sentidos.

O Botão da Rosa | Marina Souza Ramos | 11´16´´

A mulher e a liberdade de escolher, decidir seu futuro e caminho. Qual o papel da mulher? Libertar-se das amarras machistas impostas pelo sistema, onde fica reclusa apenas no papel de coadjuvante e o protagonismo acontece, na maioria dos casos, numa cena de violência e obrigações de aceitar e vestir-se de padrões para ser inclusa num universo feminino criado para seduzir e encantar, seja com seu corpo para suprir os olhares sexuais ou comportar-se como dona de casa para ocupar o papel de mãe e atingir as expectativas daqueles que acreditam morrer na solidão se por acaso não casar. Libertar-se dos cárceres que inibem o aflorar da autoestima assumindo o verdadeiro “eu-mulher”.

O Que Restou da Solidão | Juh Almeida | 4´40´´

Quem sou para mim além de uma sensação só minha, o que restou além da solidão que você deixou, que penetrou em cada canto, em cada poro, em cada azulejo desse banheiro, a solidão desola-me. A companhia oprime-me. A presença de outra pessoa desencaminha-me os pensamentos. Toco meu corpo procurando seus vestígios, sinto seu cheiro em cada canto não alcançável do meu corpo, ainda sinto seus dedos percorrendo cada milímetro do meu pescoço, a água que cai em mim agora tenta levar por esse ralo cada pedaço seu que ficou aqui, mas é inútil, eu ainda sinto sua respiração se misturando com a minha.

Transborda | Diego Haase | 7´00´´

Uma forma que não cabe mais em você.

Sobre o CineFacom

Criado em fevereiro de 2013, o projeto CineFacom – Mostra Audiovisual dos Estudantes da UFBA possui formato intercalado entre mostras com produções de estudantes e sessões especiais.  O projeto tornou-se referência na UFBA em divulgação audiovisual de trabalhos estudantis. Realizado durante um ano, o CineFacom promoveu 16 edições quinzenais, com um público de aproximadamente 800 pessoas.

Com novos filmes, em 2015 o Projeto retorna como um espaço de circulação e reflexão da produção audiovisual universitária e contemporânea com mostras mensais, nas quartas-feiras. Será realizado pelos membros do Centro de Comunicação Democracia e Cidadania - CCDC da Facom, com o apoio da Ação Curricular em Comunidade e Sociedade Memória Social: Audiovisual e Identidades.

O projeto vai manter as mostras especiais com diretores convidados e sessões estudantis, agora com edições mensais, sempre nas quartas-feiras. Estudantes da UFBA poderão inscrever filmes de no máximo 30min, de variados gêneros e temáticas. Contando com o apoio da PROEXT, o evento possibilita a emissão de certificados.

Mais informações: Blog: https://cinefacom.wordpress.com/

Fanpage: https://www.facebook.com/CineFacom