CineFacom inicia sessões com apoio da Proext

Cartaz do CineFacom para Ritos de Passagem

O Auditório da Faculdade de Comunicação (Facom) da UFBA recebe quinzenalmente, sempre às 19h das quartas-feiras, o CineFacom. Com início em fevereiro deste ano, o projeto passa a ser financiado em agosto pela Pró-Reitoria de Extensão, após aprovação no Edital Proext/Eventos 2013. Na sessão inicial, em 28 de agosto, o encontro enfatizará o Cinema de Animação, com a exibição do longa-metragem Ritos de Passagem (2012), do renomado artista plástico e cineasta Chico Liberato.

A Mostra Audiovisual de Estudantes da UFBA busca reunir, expor e debater a produção audiovisual dos discentes da instituição. Após a exibição do filme, Adriano Oliveira, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, mediará o debate do público com Chico Liberato, diretor da obra, e com a roteirista Alba Liberato.

O CineFacom é promovido pelo Centro Acadêmico Vladimir Herzog (CAFacom) com duas edições por mês. Enquanto um encontro traz a produção audiovisual dos estudantes da UFBA, a outra sessão preza por filmes do cinema nacional ou internacional, com prioridade aos diretores baianos. “Após e exibição dos filmes, os diretores são convidados a participar de um debate que geralmente é mediado por um professor de cinema ou profissional reconhecido na área”, explica Valdíria Souza, Comissão Executiva do CAFacom e estudante de Produção Cultural da UFBA.

CineFacom

Em sua oitava edição, o projeto tem recebido o apoio de grupos de pesquisa e coletivos interessados em audiovisual da UFBA: Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC); Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PósCom); Grupo de Pesquisa Recepção e Crítica da Imagem (GRIM); Grupo de Análise Fílmica; Coletivo Audiovisual (CAV) do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT).

Nas últimas edições do evento, foram recebidos mais 20 filmes de estudantes de diversos cursos da instituição, como Teatro, Dança, Belas Artes e Música, além dos cursos dos Bacharelados Interdisciplinares e Comunicação Social (Jornalismo e Produção em Comunicação e Cultura).

Chico Liberato. Fonte- Divulgação

Chico Liberato

Francisco Liberato de Mattos, ou apenas Chico Liberato, nasceu em Salvador, em 1936. Consagrado principalmente pela sua atuação nas artes plásticas, tornou-se também pioneiro no cinema de animação na Bahia, tendo realizado o terceiro filme de animação no Brasil, Boi Aruá (1985).

Ritos de Passagem

Ritos de Passagem. Fonte- Frame da obraA animação gira em torno de dois personagens recorrentes no imaginário nordestino, o Santo e o Guerreiro. Após a morte, os dois personagens entram na barca de Caronte, o barqueiro do rio que separa o mundo dos vivos do mundo dos mortos, segundo a mitologia grega. A partir desse enredo envolvente, é iniciada uma reflexão sobre os atos e as escolhas que cada personagem fez em resposta aos acontecimentos que a vida lhes reservou.

O filme dialoga com o cotidiano do povo nordestino, que vive imerso em suas crenças e superstições. Em Ritos de Passagem, Chico nos apresenta cantigas populares típicas do Nordeste, folclore, costumes e hábitos do semi-árido. Os dois personagens principais da animação, o Santo e o Guerreiro, são uma homenagem a Lampião e Antônio Conselheiro.

O quê: CineFacom – exibição da animação Ritos de Passagem (2012)

Quem: Chico e Ana Liberato, respectivamente, diretor e roteirista do filme

Quando: às 19h, de 28 de agosto (quarta-feira)

Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, em Ondina.