Cinemas em Rede exibe curtas metragens de Sofia Federico

O Projeto Cinemas em Rede exibe na próxima terça-feira (8/04), às 19h, no Cinema SaladeArte da UFBA, três curtas metragens da cineasta baiana Sofia Federico. Os curtas de ficção da diretora, premiados em vários festivais pelo Brasil, são: Vermelho Rubro do Céu da Boca, Cega Seca e Caçadores de Saci. A diretora Sofia Federico estará presente na exibição e participará de bate-papo com o público. A mostra tem entrada franca.

Confira abaixo a sinopse e ficha técnica de cada curta-metragem:

Cega Sega

A seca dizima vidas num pequeno povoado do sertão brasileiro. Um sertanejo sustenta a família vendendo pássaros cantores. Para apurar o canto dessas aves e torná-las ainda mais atraentes, o homem cega os pássaros. O segredo é somente compartilhado pelo seu filho, um menino que tem como único companheiro um passarinho de estimação.

Duração: 23 minutos

Acesse aqui a ficha técnica: /sites/proext.ufba.br/files/ficha_tecnica_e_sinopse_-cega_seca.pdf

Vermelho Rubro Céu da Boca

Um velho preso a lembranças do passado

Uma jovem cheia de sonhos com o futuro

Entre eles um rio

E rosas

Duração: 18 minutos

Acesse aqui a ficha técnica:/sites/proext.ufba.br/files/vermelho_rubro_-_sinopse_ficha_tecnica.pdf

Caçadores de Saci

A chácara da pacata família de Onofre vem sendo assombrada por saci: a pipoca não arrebenta, o ovo não choca, o leite sempre azeda, o feijão vive queimando na panela, entre outros estranhos acontecimentos.

Duração:13 minutos

Acesse aqui a ficha técnica: /sites/proext.ufba.br/files/saci_-_ficha_tecnica.pdf

Sobre Sofia Federico

Sofia Federico é Bacharel em Comunicação Social pela UFBA. Com atuação no setor audiovisual desde 1995, a jornalista e cineasta baiana roteirizou e dirigiu diversos filmes e vídeos para televisão e salas de cinema. Sofia integrou equipes de produção assumindo várias funções, entre elas assinou a fotografia do longa Brilhante, de Conceição Senna, e a assistência de direção de Jardim das Folhas Sagradas, de Póla Ribeiro.  De janeiro de 2007 a dezembro de 2012, Federico foi diretora de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia. Como diretora de Audiovisual, foi responsável pela execução de políticas públicas de fomento a cadeia produtiva do audiovisual baiano, sobretudo para os campos da produção, difusão, formação e memória. Atualmente, Sofia é roteirista, co-diretora, cinegrafista e montadora da série Jazz na Madrugada, programa semanal gravado no MAM-BA e transmitido desde abril de 2013 pela TVE Bahia.

O currículo completo de Sofia Federico pode ser acessado aqui: /sites/proext.ufba.br/files/cvitae_resumido.pdf

Sobre o projeto Cinemas em Rede

O Projeto Cinemas em Rede é um projeto inovador de compartilhamento e difusão de conteúdos audiovisuais, pela internet de alta capacidade, via CiPê, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa- RNP em parceria com os Ministérios da Cultura (MinC) e Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Quatro Instituições participam desta fase piloto do Projeto: a UFRGS (Cinema Universitário- Sala Redenção); USP (CINUSP e Escola de Comunicação e Artes -ECA); UFBA (Saladearte Cinema da UFBA) e a Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ, em Recife. Uma das possibilidades do projeto é compartilhar conteúdos, mostras e ciclos em tempo real entre estes pontos de cinema. Na UFBA, o projeto é coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proext) e conta com o apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFBA e do Grupo Sala de Arte.

A coordenadora do projeto na UFBA, Elisabete Barbosa, enfatiza o objetivo do projeto na ampliação da difusão da produção audiovisual nacional: “Reforçar e divulgar conteúdos produzidos também dentro da academia em termos de cinema e audiovisual é um dos maiores objetivos do projeto Cinemas em Rede e da UFBA”.

Cinemas em Rede

Onde: Saladearte Cinema da UFBA (PAC do Vale do Canela)

Quando: Dia 08 de abril de 2014, às 19 horas

Quanto: Entrada Franca