Cinemas em Rede exibe documentário “Plano B” na terça-feira (09/09)

O Projeto Cinemas em Rede exibe “Plano B” na próxima terça-feira (09/09), às 19h, na SaladeArte Cinema da UFBA. O documentário do diretor Getsemane Silva busca resgatar a história posterior a construção de Brasília, revelando os subúrbios pobres da cidade modernista apresentada no curta-metragem “Brasília – Contradições de uma cidade nova”, de 1967, dirigido por Joaquim Pedro Andrade. A exibição é aberta ao público e tem entrada franca.

O filme Plano B, exibido no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, foi premiado com o troféu da Câmara Legislativa de Melhor Filme Brasiliense e de Melhor Montagem pelo júri oficial. O documentário explora as contradições (novas e velhas) do urbanismo ideal do plano piloto de construção da cidade de Brasília. Dentre os entrevistados estão: Affonso Beato, Joel Barcellos e Jean-Claude Bernardet, membros do projeto original de gravação do curta-metragem censurado pelo regime militar e proibido de ser exibido pelos próprios patrocinadores.

Sinopse

Em 1967, o filme “Brasília – Contradições de uma Cidade Nova” decide revelar os subúrbios pobres de Brasília e termina proibido pelos próprios patrocinadores. Para proteger a cópia, Joaquim Pedro de Andrade decide escondê-la logo após uma projeção surpresa. Passados 40 anos de esquecimento, o filme é restaurado e se mostra incrivelmente atual. Em 2012, outra equipe de cinema procura as pistas da produção, da censura e do desaparecimento da cópia para entender porque a vanguarda modernista não chegou aos subúrbios da cidade e descobrir qual foi o futuro das pessoas que estavam no filme proibido.

Assista ao trailer: http://vimeo.com/66158049

Patrocínio: FAC/GDF
Distribuição nacional no circuito cineclubista: Sétima Produções Culturais

Sobre o Projeto Cinemas em Rede

O Projeto Cinemas em Rede é um projeto inovador de compartilhamento e difusão de conteúdos audiovisuais, pela internet de alta capacidade, via CiPê, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa- RNP em parceria com os Ministérios da Cultura (MinC) e Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Quatro Instituições participam desta fase piloto do Projeto: a UFRGS (Cinema Universitário- Sala Redenção); USP (CINUSP e Escola de Comunicação e Artes -ECA); UFBA (Saladearte Cinema da UFBA) e a Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ, em Recife. Uma das possibilidades do projeto é compartilhar conteúdos, mostras e ciclos em tempo real entre estes pontos de cinema. Na UFBA, o projeto é coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proext) e conta com o apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFBA e do Grupo Sala de Arte.

Fotos: divulgação (http://docplanob.wordpress.com/midia/midia-e-fotos/