Comunidade atende convocação da Reitoria e participa de Ato Público em defesa da Universidade Pública

Com participação significativa da comunidade universitária e sociedade civil organizada, foi realizado, ontem (25/05), na Reitoria, o Ato Público em Defesa da Educação nas Universidades Públicas, promovido pela UFBA. O Reitor João Salles presidiu o evento que contou na mesa de abertura com a participação dos representantes do Diretório Central dos Estudantes, da ASSUFBA Sindicato, da APUB Sindicato, da Academia de Ciências do Estado da Bahia, do vice-reitor, Paulo Miguez e do ex-reitor, Roberto Santos. O Madrigal da Universidade cantou o Hino Nacional fortalecendo a importância política do momento.

No decorrer do ato público, a união em torno da necessidade de reação das universidades contra os cortes no orçamento público ficou evidente. Compareceram ao evento pró-reitores, diretores de unidades, representantes sindicais, professores, estudantes e funcionários técnicos e administrativos. Também participaram políticos do estado que têm a sua trajetória marcada na universidade, como Hilton Coelho (PSOL), vereador e ex-aluno da UFBA; Jorge Solla (PT), deputado federal e professor da UFBA; Aladilce de Souza (PCdoB), vereadora e professora da UFBA; Alice Portugal (PCdoB), deputada federal e técnica da UFBA; e Lídice da Mata (PSB), senadora e ex-aluna da UFBA, entre outros.

As medidas de contingenciamento deliberadas pelo governo foram criticadas. O professor e diretor do Instituto de Física, Artur Matos, em nome dos conselhos superiores da UFBA, manifestou a sua indignação com a crise atual  que tem afetado as universidades públicas: “Nós estamos aqui unidos para defender está universidade. Esse movimento precisa ser nacionalizado e a Andifes deve tomar uma posição autônoma em defesa das IFES”, enfatizou.

A deputada federal Alice Portugal ressaltou que a UFBA é a mais importante instituição federal de ensino do estado e a matriz no projeto de criação de outras universidades no interior da Bahia.  O vereador Hilton Coelho disse que a crise econômica que assola o país não pode ser colocada na conta da universidade. A senadora Lídice da Mata destacou que há uma necessidade de transformar a realidade da Educação Pública como bandeira de luta: “Este momento é extremamente importante para defesa de um projeto político, através da Educação e fazer um movimento no país contra uma agenda de retrocesso”, afirmou.

O Reitor João Salles encerrou o evento ressaltando que a universidade com esse ato dá um passo importante.  “A situação que temos hoje com um grande corte no orçamento, e já com um déficit de 28 milhões, nos deixa a decisão das nossas prioridades. A assistência estudantil é uma prioridade, assim como as atividades de ensino, pesquisa e extensão.  Garantimos ainda, com o pouco recurso disponível, o pagamento das empresas dos terceirizados, para que estes não fiquem sem pagamento. Essas são nossas prioridades”, concluiu.

Texto de cobertura: Rosemary Freitas

Fotos: Nádia Moragas