Dois novos Programas Institucionais de Extensão foram lançados no IMS/UFBA, em Vitória da Conquista

A Pró-Reitora de Extensão Universitária da UFBA, Blandina Viana, o Coordenador de Programas e Projetos de Extensão, Pedro Rocha, e a Coordenadora de Ações Afirmativas, Lenira Peral Rengel, da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, acompanhados pelos estudantes, representantes do DCE, Robelle Damasceno e Yuri Brito, visitaram na última quarta-feira (15/01) o Instituto Multidisciplinar de Saúde, no campus da UFBA em Vitória da Conquista, para o lançamento de dois Programas Institucionais de Extensão, frutos da parceria PROAE/PROEXT:  1) Intercâmbio Estudantil em Extensão e Cultura; 2) UFBA em Paralaxe.

O Programa Intercâmbio Estudantil em Extensão e Cultura entre os campi da UFBA tem como objetivo proporcionar a troca de experiências entre estudantes dos Campi da UFBA, a partir de um intercâmbio em Extensão e Cultura com os estudantes do IMS/UFBA e os bolsistas de projetos de extensão dos Campi da UFBA, em Salvador. O Programa visa ainda fomentar a criação de uma rede de interação entre os  Campi da UFBA e proporcionar ao estudante a oportunidade para conhecer e vivenciar novas situações acadêmicas e culturais. Dentre os critérios para seleção dos estudantes e professores que participarão do intercâmbio destacamos a participação/coordenação, respectivamente, em ações extensionistas.

Já o Programa “UFBA em Paralaxe Reinventando Concepções” visa chamar a atenção da comunidade universitária para temas que impactam a vida na universidade e na sociedade. O objetivo do programa é erradicar preconceitos e discrimações através da promoção de atividades diversas como palestras, mostras de cinema, performances, entre outros. Para a  implementação deste Programa no campus da UFBA em Vitória da Conquista serão levadas em consideração as reflexões emergentes do debate entre estudantes na reunião realizada na última semana.

O UFBA em Paralaxe é resultado da parceria da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE) com a Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT), o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFBA e UFRB (ASSUFBA),  o Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM),  o COLETIVO KIU! do Grupo de Pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS), do Diretório Central dos Estudantes, do Grupo Gay das Resistências (GGR) e MMR.

Na ocasião, a PROEXT também anunciou a realização no IMS dos Seminários Extensão a Bola da Vez, cujo objetivo é fomentar as atividades de extensão universitária, buscando defini-las e qualificá-las na configuração atual. A partir destes encontros, a Proext pretende mobilizar toda a comunidade da UFBA e a sociedade baiana a repensarem e planejarem os rumos deste fazer acadêmico. A palestra inaugural do Seminário no IMS foi proferida pelo professor Pedro Rocha e teve como tema: “O papel da Extensão no Contexto Universitário”.