Escola de Música recebe convidados internacionais

A Escola de Música da UFBA recebe, nos dias 23 e 24, convidados internacionais para uma série de atividades didáticas e artísticas.

Os portugueses Sara Carvalho, Helena Marinho e Jorge Correia apresentarão Masterclasses de Composição, Piano e Flauta, respectivamente, além de um concerto gratuito na Reitoria da UFBA com o Performa Ensemble. Já o compositor brasileiro radicado em Nova Iorque Arthur Kampela apresentará uma Workshop de Composição, onde discorrerá sobre seus processos composicionais e sobre suas obras para violão.

VI Colóquio Musical Contemporâneo

23/04, 10h
Sala 102, Escola de Música da UFBA
Masterclass de Piano com Helena Marinho

23/04, 10h
Sala 302, Escola de Música da UFBA
Masterclass de Flauta com Jorge Salgado Correia

24/04, 11h
GenosLab, Escola de Música da UFBA
Masterclass de Composição com Arthur Kampela

24/04, 14h
GenosLab, Escola de Música da UFBA
Masterclass de Composição com Sara Carvalho

24/04, 19h
Concerto
Performa Ensemble
Reitoria da UFBA

Sobre os convidados:

Sara Carvalho
A compositora Sara Carvalho está interessada tanto na interação das diferentes artes performativas, enquanto extensão e transformação do pensamento musical, como de todos os aspectos associados com a narrativa musical.
O seu catálogo tem mais de 40 obras para instrumento solo, ensembles e orquestra, e as suas obras são tocadas regularmente em Portugal e pelo Mundo. Muitas de suas obras estão disponíveis em CD, editado pela Numérica e Phonedition. As suas partituras são publicadas pelo Centro de Informação e Investigação da Música Português.
No campo da Educação em Música investiga a influência dos processos criativos no desenvolvimento do pensamento musical. Apresenta-se regularmente em conferências nacionais e internacionais.

Sara leciona no Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro, e é investigadora integrada do INET-MD.

Helena Marinho
A pianista Helena Marinho tem se apresentado em recitais a solo e de música de câmara nos Estados Unidos, Inglaterra, França, Suécia, Singapura, Brasil, Itália e Noruega, assim como nas principais salas de concerto portuguesas, em vários importantes festivais internacionais, e em duo com renomados artistas e grupos de música contemporânea, tais como Khora Ensemble, Performa Ensemble e Oficina Musical. Tem-se dedicado paralelamente à interpretação em instrumentos antigos, tendo efetuado concertos com pianoforte em Portugal, Festival de Aveiro e em Inglaterra.
Foi solista com a Orquestra Sinfónica da RDP-Porto, a Kansas University Symphony, a Orquestra da Academia Estatal de Música da Noruega (com a qual gravou em CD o Concerto em Sol maior de Ravel), a Orquestra do Norte, a orquestra barroca Ars Antiqua e a Orquestra ARTAVE. Efetuou também diversas gravações para a RTP, a RDP e a televisão francesa. Gravou em CD para a Numérica obras inéditas de António Chagas Rosa com o flautista Jorge Correia e estreou obras de Sara Carvalho, Evgueni Zoudilkine, Carlos Marecos, Rui Penha, Petra Bachrata e João Pedro Oliveira em Portugal, de António Pinho Vargas em França e de Francisco Monteiro, Sara Carvalho e Evgueni Zoudilkine em Itália.

Jorge Salgado Correia
Jorge Salgado Correia, flautista, tem realizado regularmente recitais a solo em diversos festivais de Música Contemporânea em Portugal e no estrangeiro, tendo estreado várias obras que lhe foram dedicadas. Doutorado pela Universidade de Sheffield na área de Interpretação Musical (Performance Studies) é professor auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Paralelamente, tem também realizado inúmeros concertos de Música de Câmara com os grupos que integra habitualmente - Khora Ensemble, Quarteto de Sopros, e duos com guitarra, harpa, piano, pianoforte e percussão - e ainda, pontualmente, com outro tipo de formações, quer em Portugal quer no estrangeiro.

Arthur Kampela
Compositor e virtuoso do violão, Kampela foi vencedor do Concurso Internacional de Composição para Violão em 1995 (Caracas, Venezuela) e do Concurso Lamarque-Pons de Composição para em 1998 Violão (Montevideo, Uruguai). Recebeu encomendas e premiações da Guggenheim Foundation (2014), Collegium Novum Zurich (2013), DAAD (Artist-in-Residence Berliner Künstlerprogramm 2012-13), The New York Philharmonic (2009), Koussevitzky Foundation (2007), Fromm Music Foundation (1998), ISCM/World Music Days Stuttgart 2006, Alemanha, Rio-Arte Foundation, Brasil (1999) e bolsas do Governo Brasileiro (CNPq) e da Columbia University (1990-1998), entre muitas outras. Estudou no Rio de Janeiro e em Nova Iorque (Mestrado na Manhattan School of Music e Doutorado na Columbia University).