Inscrições abertas para o 5º Encontro de Jovens Cientistas

O 5º Encontro de Jovens Cientistas está com inscrições abertas até 1º de agosto para submissão de trabalhos. A ser realizado entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro, no hall da Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa e na Praça das Artes, campus Ondina, o evento, apoiado pela ProExt, é organizado pelo Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia, vinculado ao Instituto de Biologia, da Universidade Federal da Bahia (Ibio/Ufba).

O 5º Encontro de Jovens Cientistas contará com palestras de Alan Bojanic, representante da Organizações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO); Aleixo Belov, navegador baiano que deu quatro voltas ao mundo; Martha Marandino, divulgadora científica e professora da Universidade de São Paulo (USP); e Giuseppe Puorto, biólogo do Instituto Butantan.

Direcionado a estudantes da educação básica interessados em apresentar trabalhos de iniciação científica, o 5º Encontro receberá propostas que se adéquem as seguintes categorias: Vida de Jovem Cientista (apresentações orais), Gabinete de Curiosidades Científicas (experimentos), Ciência Lúdica: Brincando e Aprendendo com Jogos sobre Ciências (jogos), Jovens Cientistas em Cena (teatro), Jovens Repórteres Científicos (vídeos científicos), Ciclo de Conferências O Ser Humano da Ciência (palestras), Grande Angular (concurso de fotografia) e Jovens Cientistas na Web (concurso de redes sociais).

De acordo com a coordenadora do evento, Profª Rejâne Lira (IBIO/UFBA), o objetivo do encontro é despertar vocações científicas/tecnológicas e identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguirem carreiras nestas áreas.  “A iniciação científica antecede a entrada desses jovens no ambiente universitário e este Encontro pode servir como uma experiência enriquecedora sobre o que é e como se faz a ciência no dia a dia”, afirma Lira.

As inscrições podem ser realizadas através do email jovenscientistasdabahia@gmail.com ou telefone (71) 3283-6564. O prazo para envio de trabalhos é até o dia 1º de agosto. As inscrições custam R$ 20,00 para estudantes, R$ 30,00 para ouvintes e R$ 40,00 para professores.

PREMIAÇÃO – O 5º Encontro promoverá mais uma edição do Prêmio Jovem na Ciência, que será atribuído aos melhores trabalhos de comunicação oral e experimento em quatro categorias diferentes: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A novidade é a publicação dos melhores trabalhos na Revista Jovens Cientistas.

Para mais informações: www.encontrodejovenscientistas.com