MAPANDANTE da UFBA recepciona calouros com manifestações urbanas

O MAPANDANTE da UFBA, realizado na sexta-feira (20/03), reuniu a comunidade acadêmica para atividade de recepção dos calouros 2015. Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária, o evento contou com uma composição coletiva de cartografia das ambiências da universidade e confraternização com apresentação de práticas artísticas urbanas.

Às 14 hs, na Praça das Artes (campus Ondina), a atividade teve início com a composição de cartografia das ambiências da Universidade a partir das percepções dos próprios alunos. “O objetivo foi promover aos calouros uma experiência de compor coletivamente uma cartografia dinâmica, mutante, de uma "UFBA" que ainda é puro imaginário para eles”, ressalta Fabiana Dultra Britto, Pró-Reitora de Extensão Universitária.

Monitores do curso de Arquitetura coordenaram a atividade com a montagem de caixas coloridas (vermelho, azul, verde e amarelo) representando a disposição geográfica dos prédios da UFBA. De acordo com Leonardo Vieira, monitor e estudante de Arquitetura, os calouros quando chegam à UFBA ficam desorientados pela dimensão geográfica em que está estruturada as suas unidades. “Queremos saber como esses estudantes visualizam a UFBA, desconstruindo o conceito de localização geográfica. O objetivo é que esse conhecimento seja de acordo com a percepção imaginária de cada  estudante”, explica. Para a caloura de Biologia, Barbara Inês Xavier, a brincadeira ajudou a compreender a localização das unidades e órgãos da UFBA: “Os campus da UFBA são muito confusos para os estudantes que aqui chegam. Só entendo bem esse campus de Ondina, por causa da minha unidade de ensino”, comenta.

O evento contou ainda com oficina de slackline e diversas apresentações artísticas urbanas. Em frente ao Instituto de Biologia, o estudante de Geofísica, Marcio Barreto, instruiu interessados na prática de slackline. “A intenção é orientar os estudantes em geral sobre como esse esporte é importante e de pouco impacto. Envolve equilíbrio do corpo, mente, concentração e respiração e disciplina do praticante”, explica.

A oficina de grafite, em placas de alumínio, foi realizada por estudantes do Bacharelado Interdisciplinar de Artes. Gean Almeida, estudante do BI de Artes, classificou a atividade como uma articulação entre estudantes: “Essa é uma ação agregadora e participamos do Movimento Articular (MART) que queremos levar mensagens positivas, quanto a opressão diária que somos vitimas. Como oriundos da periferia sentimos a necessidade dessa forma de expressão”, completa.

O evento seguiu até 20h com as manifestações artísticas urbanas de breaking dance, capoeira de Angola, rap, entre outros.

Confira a galeria de fotos do MAPANDANTE da UFBA na fanpage da PROEXT no Facebook: https://www.facebook.com/proextensao

Texto: Nádia Moragas e Rosemary Freitas