Pró-Reitora de Extensão se reúne com representantes de unidades da UFBA

Na manhã desta segunda-feira (20/05), no PAF V da UFBA, Blandina Felipe Viana, Pró-Reitora de Extensão (Proext), e os coordenadores da Proext explicitaram as oportunidades de fomento para a Extensão Universitária na UFBA e a nova sistemática da Pró-Reitoria para o financiamento das ações extensionistas por intermédio de chamadas públicas. A reunião, convocada pela Pró-Reitora, também teve como ponto de pauta o impacto dos marcos regulatório da Extensão Universitária sobre os fluxos universitários.

Blandina Viana, Pró-Reitora de Extensão da UFBA. Foto: Allysson Viana

A nova estrutura organizacional e os novos canais de comunicação da Proext se juntaram à explanação sobre o apoio através dos Editais Proext e o impacto dos marcos legais nas unidades. Esses marcos compreendem quatro resoluções, sobre Lato sensu (Nº 01/2011), Regulamento da Extensão (Nº 02/2012),ACCS (Nº 01/2013) e Pibiex (em finalização). Segundo Blandina Viana, a Extensão Universitária é considerada um instrumento de mudança e de transformação, sendo, portanto, importante a consolidação das suas ações dentro das Instituições, que ocorre por intermédio da institucionalização e da qualificação. .

Na UFBA, a Resolução Nº 02/2012 do CAPEX, que regulamenta a Extensão Universitária, prevê que o fomento das ações de extensão pela Proext acontece através de seleção por editais públicos ou outras formas definidas pela política de extensão da universidade. Desde o dia 15 de maio, os docentes e os servidores técnico-administrativos do quadro permanente da UFBA podem submeter propostas em três Editais da Proext 2013, para Cursos, Eventos e Produtos. Os editais, que devem ser anuais, ficam abertos até o dia 30 de junho.

Reunião com representantes de unidades da UFBA. Foto: Allysson Viana

Para a emissão de certificados válidos das ações extensionistas na instituição, o registro dessas ações na Proext é um requisito obrigatório, após a sua aprovação pela unidade ou órgão responsável. “Se o fluxo de registro for realizado de maneira adequada, não apenas os certificados serão válidos e entregues corretamente, como também a Proext poderá criar um banco de dados de ações a fim de melhor conhecê-las, divulgá-las e fomentá-las”, defende Pedro Rocha, Coordenador de Programas e Projetos da Proext.

Documentos relacionados à apresentação da Proext a diretores, coordenadores de colegiados e extensionaistas, em 20 de maio de 2013: resumo e apresentação.