PROEXT divulga resultado preliminar dos Editais ACCS Demanda Espontânea e Inovação 2015.1

A PROEXT torna público o resultado preliminar dos Editais ACCS - Demanda Espontânea e ACCS - Inovação, referentes a 2015.1

Para o Edital ACCS 2015.1 - Demanda Espontânea, 36 propostas concorreram, sendo 33 aprovadas. Este Edital aceitou propostas que contemplavam pelo menos uma das seguintes áreas temáticas da extensão: Arte e Cultura, Comunicação, Direitos Humanos e Justiça, Educação; Saúde, Tecnologia e Produção, e Trabalho.

O Edital ACCS da Inovação é resultado da parceria entre as Pró-Reitorias de Extensão universitária (ProExt) e de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI). Para o Edital ACCS 2015.1 - Inovação, 13 propostas concorreram, sendo 11 aprovadas.

Confira a seguir:

ACCS – DEMANDA ESPONTÂNEA

ARTE E CULTURA - COMUNICAÇÃO

·         Catalogação têxtil digital.

·         Música no Capão.

·         Cidade Cidadã: Comunicação colaborativa na construção de políticas públicas.

·         História e Memória das Lutas Populares na Bahia: as Comunidades do Calabar e do Alto das Pombas.

DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA – TECNOLOGIA E PRODUÇÃO

·         História do Direito, Direito Ambiental e Comunidades Tradicionais: Historicidade e Afirmação de Direitos.

·         Desenvolvimento Sustentável da Caprinovinocultura de Subsistência.

·         Ação Pedagógica Contábil – Financeira: Tecnologia Social Para Geração de Renda e Preservação Ambiental.

·         Desenvolvimento da Fazenda Experimental de Entre Rios através da criação de caprinos, ovinos e aves de corte e postura.

·         Assistência Aos Pequenos Produtores Quilombolas de Caprinos e Ovinos no Município de Itaguaçú da Bahia.

·         Programa Onda Digital.

MEIO AMBIENTE

·         Escolas sustentáveis: Valorizando o Protagonismo Juvenil no Diagnóstico e Desenvolvimento de Propostas de Intervenção.

·         A Atividade “Museu Interativo de Anatomia Comparada”.

·         Ética e Direito Animal.

·         Matas Urbanas: Permacultura: usos e convivências nas áreas verdes da UFBA.

·         Manutenção da Horta na área da Antiga Usina de Compostagem da UFBA e apoio ao Programa de Implantação de Hortas Escolares da Secretaria Municipal da Educação.

SAÚDE

·         Envelheci, e agora? Construindo saberes e práticas para viver com qualidade na sociedade moderna.

·         Abordagem interdisciplinar e transdisciplinar relacionada ao paciente em situação de sofrimento psíquico.

·         Promovendo a Saúde Adolescente no Espaço Escolar.

·         Letramento: Cultura e Arte no Território Processo.

·         Inclusão: Contribuições da Genética e da Educação.

·         Promoção da Saúde e Qualidade de Vida.

·         CUIDADOTECA - Cuidado transdisciplinar do corpo como consciência: dinâmica dos sentidos.

·         Intervenção Cognitiva para Idosos: Desafios e Possibilidades.

·         Proteção à Saúde e Qualidade do Cuidado na Atenção Primária à Saúde.

·         Abordagem Interdisciplinar e Transdisciplinar dos Problemas de Saúde relacionados à Violência.

·         Educação em Saúde na Região de Subaúma.

EDUCAÇÃO

·         A produção de novas substâncias e os impactos socioambientais: o caso dos agrotóxicos.

·         ANATOMIA: uma visão comparada voltada às escolas de ensino fundamental e médio da cidade de Salvador/Ba.

·         ACCS Políticas Públicas e Metodologia Participativas na área do meio ambiente.

·         Busca Racional por Novos Fármacos de Origem Vegetal.

·         ACCS Saberes e Fazeres da Cultura Popular na Educação.

·         Produção do Conhecimento e Relações Ensinar / Aprender em Comunidade

·         Educação em Rede:Articulações entre a UFBA e a Escola Básica.

ACCS – INOVAÇÃO

·         Ciência, Comunicação e Cidadania: Engajamento da sociedade civil em ações para conservação dos serviços ecossistêmicos

·         Comunicação, Mulheres e Cidadania: uso do vídeo para o empoderamento

·         Tecnologias Sociais e Saúde: Promoção do desenvolvimento de Comunidades Quilombolas