ProExt lança Edital Programa Vizinhanças 2014/2015

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (ProExt) torna pública a abertura do Edital ProExt/Programa Vizinhanças 2014/2015, que receberá propostas de Programas  de Extensão até o dia 8 de maio.

Com o objetivo de incentivar e realizar programas de extensão universitária articulados entre si e realizados em parceria entre a UFBA e as comunidades que apresentem vulnerabilidade socioeconômica e/ou ambiental - e que tenham relação de proximidade com seus campi ou unidades universitárias – a ProExt através deste Edital financiará propostas de programas  de extensão que integrem ações em pelo menos duas modalidades (projeto, evento, curso, prestação de serviço e ACCS).

Cada proposta de programa de extensão universitária deve demonstrar adequação a pelo menos uma das oito áreas temáticas de extensão descritas no Edital, são elas: Arquitetura, Urbanismo e Meio Ambiente; Artes integradas; Comunicação e Informação; Direitos humanos e Justiça; Educação; Empreendedorismo; Esporte e lazer; e Saúde e qualidade de vida.

A duração de cada programa pode ser até 18 meses e será financiado até um valor máximo de R$ 100.000,00 (cem mil reais), a depender do número de modalidades de ações constituintes.

A Pró-Reitora de Extensão Universitária, Blandina Viana, espera adesão da comunidade universitária: “A nossa expectativa, com esse edital, é intensificar o contato da UFBA com as comunidades vizinhas e criar condições para a emergência de ações de pesquisa, ensino e extensão, pautadas no diálogo e no intercâmbio de experiências com essas comunidades, assegurando a continuidades dessas ações”.

O período de inscrição de propostas vai de 08 de abril a 08 de maio de 2014, e a data prevista para a disponibilização da primeira parcela dos recursos para as ações aprovadas é 02 de junho de 2014.

Sobre o Programa Vizinhanças:

O Programa Vizinhanças, desenvolvido pela ProExt, consiste em um programa de incentivo às ações extensionistas, cujo objetivo geral é estimular e fomentar a realização de ações coordenadas,  com as comunidades do entorno aos campi da UFBA. Buscando construir bases para a emergência de ações de pesquisa, ensino e extensão pautadas no diálogo e no intercâmbio de experiências com as comunidades vizinhas, o Programa visa contribuir para a produção de conhecimento com potencial para gerar subsídios para formulação de políticas públicas socialmente referenciadas, bem como contribuir para a formação técnica e cidadã de estudantes de graduação e pós-graduação da UFBA;

A primeira fase do Programa, denominada Encomenda, resultou na produção de relatório que ofereceu subsídios a elaboração do Plano de Ação Estruturante do Programa e, a partir deste, o presente Edital. O processo de construção deste Programa se deu de forma inovadora, uma vez que desde o início as comunidades vizinhas à UFBA, por meio de reuniões realizadas na Universidade e nas próprias comunidades, participaram da construção do Plano de Ação Estruturante do Programa.

De acordo com a Pró-Reitora de Extensão Universitária, Blandina Viana, este processo de construção do Programa, de certa maneira, exigiu uma mudança de paradigma, uma nova forma de olhar para a extensão universitária articulada com o ensino e pesquisa. Viana acredita ainda que este processo rompeu, de certa maneira, com a inércia institucional e exigiu que a Universidade passasse a um processo de repactuação com suas comunidades vizinhas, reconstruindo o diálogo, a credibilidade e a confiança.

Acesso o Edital aqui: /sites/proext.ufba.br/files/programa_vizinhancas.pdf

Visite o Blog do Programa Vizinhanças: www.programavizinhancas.wordpress.com