PROEXT registra crescimento entre 2010-2014

Share/Save

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT/UFBA) constatou, a partir de relatório de balanço de suas atividades entre 2010 e 2014, uma melhora em seus indicadores relacionados a recursos para fomento, bem como a diversidade de editais lançados. Responsável por coordenar, fomentar e articular as atividades de extensão universitária das diversas Unidades e Órgãos Complementares da UFBA por meio de programas, projetos, cursos e eventos, a PROEXT cresceu significativamente em termos de orçamento.

O orçamento da UFBA para fomento das ações extensionistas aumentou nos últimos anos, o que permitiu à PROEXT ampliar a oferta de editais públicos. Da inexistência de orçamento, até 2010, para R$ 600.000, em 2011, quando o único edital disponível referia-se a Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS), os recursos da PROEXT aumentaram e, em 2014, chegaram a R$ 2.400.700.

De acordo com Blandina Viana, Pró-Reitora de Extensão Universitária, “os caminhos para o reconhecimento da  Extensão Universitária na UFBA, como canal direto de diálogo e de aproximação da universidade com a sociedade e como eixo de atuação acadêmico indissociável com o ensino e a pesquisa, vem sendo construídos desde a década de oitenta, pelos gestores que nos antecederam. Contudo, foi essa gestão que mais avançou na institucionalização e qualificação da Extensão Universitária. O atual Reitorado consolidou na UFBA uma Política de Extensão Universitária, regulamentando as atividades extensionistas,   criando novos programas institucionais de fomento, a exemplo do PIBIEX – Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão e do Programa Vizinhanças, mas ao mesmo tempo ampliando e consolidando os já existentes, e implantando uma política de fomento pautada na transparência, por meio de editais públicos abertos à Comunidade Universitária da UFBA”, afirma Viana.

 

Ampliação da oferta de Editais

 

A ampliação da oferta de editais se deu a partir do aumento de recursos por edital e pela diversificação de editais. Com o aumento orçamentário, a PROEXT passou de 50 ações contempladas apenas na modalidade Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS), em 2010, para 293 ações contempladas com recursos, em 2014, por editais de fomento a ações isoladas e programas que apoiaram, além das ACCS, projetos, eventos, cursos, prestações de serviços e produtos derivados da extensão.

A PROEXT lançou, entre 2011 e 2014, três editais por ano referentes aos programas institucionais ACCS e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão Universitária - PIBIEX (Editais PROEXT/ACCS 1°semestre, PROEXT/ACCS 2° semestre e PROEXT/PIBIEX anual). Em 2011, com a primeira edição do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBIEX), foram oferecidas 60 bolsas. Em 2014.1, 140 estudantes receberam o apoio, para 2014.2, estão previstas 180 bolsas. 

O crescimento da oferta de ACCS nos últimos anos revela seu lugar estratégico na extensão universitária da UFBA. De acordo com Adriano Sampaio, coordenador de Formação e Integralização Curricular da Extensão, “o esforço em institucionalizar a extensão universitária na UFBA resultou na creditação da carga horária para alunos e professores, potencializando assim a indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão. Esse modelo tem servido de inspiração para outras universidades do país e é coerente com a atual Política Nacional de Extensão Universitária, que prevê a integralização curricular em 10% da extensão universitária nos cursos até 2020”, ressalta Sampaio.

A PROEXT também lançou, em 2013, editais de fomento a ações isoladas de extensão universitária, incluindo eventos, cursos e produtos (PROEXT/Cursos Livres UFBA/MAM-BA, PROEXT/Cursos, PROEXT/Eventos e PROEXT/Produtos). Em  2014, a PROEXT lançou, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI), chamadas adicionais  de ACCS especificamente voltadas à inovação (PROEXT/ACCS Inovação 1° semestre e PROEXT/ACCS Inovação 2° semestre) e reeditou o edital de cursos livres em parceria com o MAM (PROEXT/Cursos Livres UFBA/MAM-BA).

A ampliação do escopo dos editais permitiu aumentar a diversidade de modalidades de ações de extensão apoiadas e fomentar sua articulação na forma de programas de extensão universitária. Além disso, a PROEXT criou tanto editais abertos a todos os temas, como o Edital PROEXT/Ações e Programas, como Editais temáticos, como o Edital PROEXT/Programa Vizinhanças, voltado para ações junto a comunidades do entorno dos campi de Salvador, e o Edital PROEXT/Artes, voltado especificamente para a área de artes.

Para Pedro Rocha, coordenador de Programas e Projetos, a continuidade da política de ampliação dos recursos da PROEXT para fomento à extensão foi acompanhada, entre 2013 e 2014, não apenas do fortalecimento e expansão dos programas existentes (ACCS e PIBIEX), mas também de grande diversificação das modalidades de ações de extensão apoiadas: além dos projetos, passaram a ser apoiados também eventos, cursos, produtos e prestações de serviços. “A PROEXT diversificou ainda o escopo dos editais. Além de chamadas abertas, foram criadas chamadas temáticas voltadas para o estímulo à inovação, ao desenvolvimento de ações junto às comunidades vizinhas dos campi da UFBA e para o fomento às áreas artísticas. Os indicadores de expansão das ações apoiadas e da demanda por recursos indicam que essa política continuada de fomento através de editais vem sendo bem sucedida", enfatiza Rocha.

Além disso, desde 2010, a PROEXT busca estimular os extensionistas da UFBA a procurar apoio à captação externa de recursos para a extensão universitária através do envio de programas e projetos em resposta ao Edital MEC-SESU, que representa a principal fonte de fomento federal à extensão universitária do País.

A democratização do acesso aos recursos e a transparência do processo de distribuição fortaleceram a extensão na UFBA, o que despertou o interesse da comunidade universitária pelas ações de extensão. Com o aumento do recurso disponível para o fomento, cresceu também a demanda aos editais. O Edital PROEXT/Ações e Programas 2014, por exemplo, que previa apoio a oito propostas, contou com 63 propostas inscritas de diversas áreas do conhecimento.

 

Participação das Unidades em atividades de extensão

 

Apesar do maior número de ações extensionistas desenvolvidas nos últimos anos, observa-se que ainda há uma grande concentração de registros de ação de extensão em um número limitado de unidades universitárias da UFBA. A Escola Politécnica registrou o maior número de atividades entre 2011 – 2014, no total, foram 420 projetos de extensão. O Instituto de Letras registrou 283 atividades neste período, sendo que o Instituto de Saúde Coletiva contabilizou 256 ações.

 

Tabela: Ações de extensão registradas entre 2011-2014

 

 

Unidades

Ações registradas

2011/2014

EPOLI

420

ILET

283

ICS

256

FACED

254

FACOM

254

FMVZ

239

IHAC

187

IBIO

150

 

Regulamentação e Institucionalização da Extensão na UFBA

A PROEXT, com o objetivo de regulamentar, institucionalizar e fortalecer a extensão na UFBA, produziu e apresentou, aos conselhos superiores, texto de regulamentos relacionados à   extensão universitária. Os regulamentos já aprovados são: Resolução 02/2012 CAPEX:   Regulamento da Extensão Universitária; Resolução 01/2013 CONSEPE: Regulamento da ACCS; Resolução 03/2013 CAPEX: Normas do Programa PIBIEX; e Resolução 02/2014 CAPEX: Regulamento do Programa Vizinhanças. Segue em avaliação pelo CAPEX o texto referente às Normas dos cursos de pós-graduação lato sensu. A PROEXT pautou ainda a discussão da minuta de um texto de regulamento das Empresas Juniores, apresentado por representantes dessas empresas (Resolução 01/2014 CAPEX).

Para consolidar a institucionalização da extensão na UFBA, a PROEXT buscou estabelecer uma política continuada de estímulo, fomento, registro e qualificação das ações extensionistas. O objetivo foi fortalecer e ampliar a extensão universitária como um processo acadêmico, aprofundando suas interfaces com a pesquisa e o ensino e, levando em conta as demandas da sociedade.

 

Comunicação e Eventos

As ações de extensão, devidamente registradas, são divulgadas através dos canais de comunicação da PROEXT. A homepage (www.proext.ufba.br) reúne informações sobre atividades promovidas ou apoiadas pela PROEXT, como informações institucionais e relativas a editais, cursos, eventos, exposições, palestras, entre outros. A fanpage da PROEXT na rede social Facebook (www.facebook.com/proextensao) conta com mais de 2200 seguidores e também reúne informações de atividades extensionistas abertas à comunidade e sociedade.

Além disso, as notícias vinculadas nas páginas da PROEXT também são divulgadas junto ao UFBA em Pauta, na página oficial da UFBA, e nas Agencias de Notícias apoiadas pela PROEXT: Agenda Arte e Cultura (http://www.agendartecultura.com.br) e Agência de Notícias em Ciência e Cultura (http://www.cienciaecultura.ufba.br/agenciadenoticias).

A PROEXT também é responsável pela promoção de eventos diversos. Anualmente, a PROEXT promove o Seminário de Extensão Universitária (SEMEX), cujo objetivo é estimular a discussão sobre os modos de interação entre a Universidade e sociedade, visando à produção de conhecimento e à formação acadêmica e cidadã dos envolvidos. O SEMEX representa ainda uma plataforma para a apresentação e discussão dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes da UFBA associados aos programas de fomento à extensão.

Responsável pela WebTV UFBA, a PROEXT promoveu em maio/2014 o Seminário "TV Universitária da UFBA”  para discutir a proposta de reestruturação organizacional da TV universitária. Os resultados das discussões realizadas no seminário ofereceram  subsídios para elaboração de documento apontando os caminhos para viabilização das condições orçamentárias e institucionais, com o propósito de reafirmar a TV UFBA como um instrumento de comunicação criativo, de caráter educativo, voltado para a promoção do conhecimento, cidadania e democratização da informação.

  

A ProExt também atua nas Mídias Sociais através da criação de Blogs especiais para Programas, Projetos e ações de extensão. O Blog do Programa Vizinhanças (www.programavizinhancas.wordpress.com) foi criado para servir como um diário virtual do processo inovador de criação deste Programa. Nele estão registrados os relatos das reuniões com as lideranças e membros das comunidades vizinhas, bem como informações atualizadas sobre o desenvolvimento dos programas e projetos.

O Blog da Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS) (www.accomunidadeesociedade.wordpress.com) curricular foi criado para reunir informações sobre esta componente curricular, modalidade disciplina, de cursos de Graduação e de Pós-Graduação. O blog reúne informações sobre os Editais, ACCS em andamento, história de criação da ACCS, entre outros.

 

Sobre os programas permanentes de extensão:

ACCS

A Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS) é um componente curricular, modalidade disciplina, de cursos de Graduação e de Pós-Graduação, com carga horária mínima de 17 (dezessete) horas semestrais, em que estudantes e professores da UFBA, em uma relação com grupos da sociedade, desenvolvem ações de extensão no âmbito da criação, tecnologia e inovação, promovendo o intercâmbio, a reelaboração e a produção de conhecimento sobre a realidade com perspectiva de transformação.

A aprovação do Regulamento da ACCS estabeleceu a base legal e normativa desse programa em cursos de graduação de modo a começar a atender o Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que, até 2020, 10% da carga horária dos currículos seja cumprida a partir da integralização curricular de participação em programas e projetos de extensão universitária.   Adicionalmente, expandiu a possibilidade de criação de ACCS em cursos de pós-graduação. O regulamento define as ações curriculares em comunidade e sociedade, estabelece a atribuição de créditos ao estudante e carga horária ao professor, além de estabelecer a obrigatoriedade de sua inclusão dos projetos pedagógicos de todos os cursos de graduação da UFBA até 2020. A ACCS da UFBA tem servido de modelo para IES no estado, no Brasil e em outros países.

As informações relativas aos editais de ACCS e ações em andamento estão disponíveis no blog: http://accomunidadeesociedade.wordpress.com/

 

PIBIEX

O Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (Pibiex) da UFBA lança editais a cada ano e destina-se a apoiar, através da oferta de bolsas de iniciação, alunos de graduação regularmente matriculados na Instituição com o objetivo de estimular o envolvimento destes em projetos e programas de extensão universitária, contribuindo para a formação cidadã dos participantes.

A  aprovação  das  Normas  do  programa  PIBIEX  estabeleceu  a  base  legal e normativa  do Programa  Institucional  de Bolsas de Iniciação à Extensão Universitária, definindo seus objetivos, potenciais participantes, processo de seleção e acompanhamento dos projetos e planos de trabalho e a estrutura e gerenciamento do programa.

 

Programa Vizinhanças

  

O Programa Vizinhanças foi concebido para estimular o desenvolvimento de programas de extensão universitária articulados entre si e realizados em parceria entre a UFBA e comunidades que apresentem vulnerabilidade socioeconômica e/ou ambiental e situadas nas proximidades de seus campi e Unidades Universitárias. O Programa busca construir bases para a emergência de ações de pesquisa, ensino e extensão pautadas no diálogo e no intercâmbio de experiências com as comunidades vizinhas, e assim, contribuir com a produção de conhecimento com potencial para gerar subsídios para formulação de políticas públicas socialmente referenciadas.

A participação das comunidades parceiras, nesse programa, ocorre desde a definição das áreas temáticas de extensão apoiadas pelos editais. A primeira fase do Programa, denominada Encomenda, reuniu professores e estudantes da UFBA, representantes da PROEXT, e representantes dessas comunidades, para discutir as reais demandas da vizinhança. As informações levantadas constituíram o Plano de Ação Estruturante do Programa, que deu subsídios para o desenvolvimento do Edital. Após o resultado do Edital,  todos os envolvidos no processo de construção do Programa foram reunidos no “Seminário de Integração do Programa Vizinhanças” para discutir junto com os professores coordenadores das propostas aprovadas possíveis ajustes das propostas e integração entre elas. Essa estrutura é inédita nos editais de fomento à extensão do país.

Em sua primeira edição (2014-2015), o Programa apoiou oito programas de extensão com duração de 18 meses que incluíram 14 projetos, 10 cursos, 10 eventos, 4 prestações de serviços, 11 produtos e 8 ofertas de ACCS.

O Programa Vizinhanças foi regulamentado pelo CAPEX em 2014 (Resolução 02/2014 do CAPEX), que definiu seus objetivos, estrutura e funcionamento, e previu a concessão de bolsas de iniciação à extensão universitária júnior para estudantes do ensino médio das comunidades parceiras.

Todo histórico do Programa Vizinhanças e informações relativas às ações em desenvolvimento nas comunidades vizinhas a UFBA estão disponíveis no blog: http://programavizinhancas.wordpress.com/

 

 

 

Tags: 

Comentar

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.