Projeto de extensão Música na Câmara acontece dia 27/05

O Projeto de Extensão “Quinteto de Metais da UFBA”, apoiado pela PROEXT, se apresenta no próximo dia 27/05, às 17:30, no Centro Cultural Vereador Manuel Querino, localizado na Câmara Municipal de Salvador. O Quinteto de Metais da UFBA tem como proposta divulgar a música composta ou adaptada para esta formação, ampliando o cenário da música de câmara no Brasil através da criação de platéia e da qualificação de intérpretes. O evento é gratuito e aberto ao público.

O evento é fruto da parceria entre o Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador e a Escola de Música da UFBA. O Projeto, coordenado pelos professores Heinz Karl Novaes Schwebel e Robson Barreto Matos,  busca abrir espaço para apresentações dos professores e alunos da EMUS/UFBA como solistas ou em formação camerísticas variadas.

Antecede a apresentação,  às 15 hs, o Projeto Curta Cinema que presta homenagem aos trabalhadores brasileiros com a exibição do Documentário "A COR DO TRABALHO", do cineasta baiano Antonio Olavo. A produção conta a história de 32 pessoas negras que tiveram sucesso em seus empreendimentos e carreiras. Em seguida, será exibida uma reportagem pelo pesquisador e produtor cultural Orlando Valle sobre "A CIDADE DO TRABALHO", primeira e mais moderna Vila Operária do Brasil construída para abrigar os trabalhadores e trabalhadoras da fábrica de tecidos, pela Companhia Empório Industrial do Norte do industrial negro Luiz Tarquinio, em 1892, no bairro da Boa Viagem.

Sobre o QUINTETO DE METAIS DA UFBA

O Quinteto de Metais da UFBA é composto pelos professores doutores Heinz (trompete), Joatan Nascimento (trompete), Lélio Alves (trombone), Celso Benedito (trompa) e o mestre Renato Pinto (tuba). O grupo tem realizado importantes concertos nas diversas regiões do Brasil. Dentre os eventos podemos citar: Fórum de Música, Educação, Gestão e Cidadania na cidade de vassouras - RJ ( 2012 e 2013); Encontro de Metais da Universidade do Estado do Amazonas (2013 e 2014), Fórum de Bandas Filarmônicas da Universidade Federal da Bahia no ano de 2014, III Fórum de Instrumentos de Metal da Universidade Federal de Goiás, entre outros.

Nestas jornadas musicais os componentes também se dedicam a ministrar master class de performance, buscando compartilhar conhecimentos e experiências de anos de ensino acadêmico.

Informações: 3320-0421/ producao.centrodecultura@cms.ba.gov.br