Rede de Cinemas promove segunda sessão com clássico sobre cangaço

Share/Save

A Saladearte Cinema da UFBA exibe a obra A Morte Comanda o Cangaço (1960), às 19h de 10 de setembro (terça-feira). Dirigido por Carlos Coimbra, o filme foi restaurado e digitalizado pela Cinemateca Brasileira, em 2012. O encontro gratuito marca a segunda sessão do projeto Rede de Cinemas Universitários Digital.

O filme integra a programação do evento 300 Anos de Cinema, que acontece na Cinemateca Brasileira de 07 a 22 de setembro. A exibição simultânea contempla todas as salas da rede: na USP, na Cinemateca Brasileira, na UFRGS e na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, além da Saladearte da UFBA.

Convite para a segunda sessão da Rede de Cinemas

As sessões da Rede de Cinemas ocorrem todas as segundas terças-feiras de cada mês. A intenção é possibilitar que as obras de cada uma das instituições possam ser compartilhadas e exibidas em cada sala. Na prática, um vídeo na rede de uma instituição estará disponível para transmissão em outra, através de um servidor de armazenamento. A sessão inaugural aconteceu em 13 de outubro simultaneamente em todas as seis salas da rede. Na ocasião, a UFBA colaborou com a inserção das obras A Cartomante (2013), de Adriano Big, e 100 Sonho (2012), de Amanda Graciolli.

Rede de Cinemas

Através de uma parceria do Ministério da Cultura (MinC) com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – que entra com seu órgão associado, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) –, desenvolveu-se um sistema de compartilhamento e transmissão multimídia, através das salas de cinema brasileiras. Na UFBA, o projeto é viabilizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e conta com o apoio do Centro de Processamento de Dados (CPD) e da Sala de Arte Cinema da UFBA.

Comentar

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.