UFBA recebe professores com notório saber

UFBA recebe professores com notório saber

Na manhã desta quinta-feira, 14 de março, foram apresentados os seis docentes com notório saber contratados por meio do Programa de Saberes Tradicionais da Proext. O evento de boas-vindas foi realizado no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. A chegada dos professores fortalece as relações da universidade com comunidades e territórios, intensificando projetos como a Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS).

Notório saber é um título que reconhece o conhecimento de membros da comunidade que não possuem formação acadêmica formal, habilitando-os a lecionarem em universidades. Conheça os professores com notório saber da UFBA que estavam no evento:

Antônia Braz Santana (Mestra Japira): Pajé da aldeia Novos Guerreiros (Bahia), é uma grande conhecedora dos ecossistemas da Capoeira, da Mata Atlântica, da Restinga e do Brejo.

Ítala Nandi: atriz, produtora teatral e diretora teatral. É considerada uma das grandes damas do teatro brasileiro, com uma extensa carreira nos palcos iniciada em 1959.

Joelson Ferreira de Oliveira: liderança do Assentamento Terra Vista, em Arataca (BA), e da Teia dos Povos.

Maria José Muniz de Andrade Ribeiro (Mestra Mayá): mestra, educadora, liderança política e religiosa da luta Pataxó Hãhãhãe.

Norival Moreira de Oliveira (Mestre Nô): considerado baluarte da Capoeira de Angola, foi discípulo de Mestre Nilton.

Ricardo José Aleixo de Brito: é um poeta, músico, produtor cultural, artista plástico e editor brasileiro. Estreou em 1992, com o livro Festim. Responsável pela curadoria de diversas exposições.

Os professores com notório saber tem planos de trebalho vinculados às seguintes unidades: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Escola de Teatro, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Educação e Instituto de Letras.