Universidades discutem programa de formação de voluntários

A Pró-Reitoria de Extensão da UFBA, por meio da Pró-Reitora Blandina Viana, representou a instituição em reunião coordenada pela Universidade de Brasília, ocorrida na última sexta-feira (23/08), no Memorial Darcy Ribeiro, para a discussão da participação das Universidades no Programa Brasil Voluntário. O encontro atendeu a uma demanda do Ministério do Esporte e contou com a presença dos representantes das Pró-Reitorias de Extensão das universidades federais situadas nas cidades que abrigarão os jogos da Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

Participantes almoçam em frente ao Memorial Darcy Ribeiro. Fonte- Divulgação

Para a Pró-Reitora Blandina Viana, o Programa desenvolve "uma oportunidade de gerar conhecimento sobre a construção de um novo paradigma de voluntariado, associado à cidadania”. A Universidade de Brasília também percebeu o potencial do projeto, especialmente através da atuação da extensão universitária na formação dos voluntários. “Pensamos ainda na construção de uma política pública do voluntariado, sendo os eventos esportivos que ocorrerão no Brasil nos próximos anos,  laboratórios ideais para iniciarmos esse processo”, argumenta Thérèse Costa, Pró-Reitora de Extensão da UNB.

Memorial Darcy Ribeiro. Fonte- Arco WebA UFBA, em um momento inicial, contribuirá com a produção de conteúdos para a EAD, além da promoção de oficinas presenciais e de audições de línguas. Os professores e monitores da universidade serão convocados por chamadas públicas. Entre as áreas contempladas, estão: Psicologia, Letras, Teatro, Educação Física, História e Meio Ambiente. Segundo Blandina, além da formação dos selecionados, a parceria é uma oportunidade para aproximar as instituições, através da construção de redes entre as instituições participantes para realização de programas e projetos de extensão universitária.